top of page
INFO.jpg
Valorização e expansão: exportação de carne de frango em destaque em 2023
image.png

Esta ascensão foi impulsionada pelas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, que apresentaram crescimentos respectivos de 6,14%, 10,71% e 9,27%

No transcurso de janeiro a outubro de 2023, o setor de exportação de carne de frango registrou números expressivos, com cerca de 4,2 milhões de toneladas, representando um aumento notável de aproximadamente 7% em comparação com o mesmo período de 2022. Esta ascensão foi impulsionada pelas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, que apresentaram crescimentos respectivos de 6,14%, 10,71% e 9,27%. Em contrapartida, as Regiões Nordeste e Norte experimentaram uma diminuição no volume exportado, uma tendência que se projeta até o final do ano.

Embora o índice de aumento na receita tenha sido inferior, com menos de 2% de acréscimo em relação ao volume (+6,82%), é evidente que houve uma queda no preço do produto exportado. Entretanto, esse cenário não se aplica uniformemente a todas as Unidades Federativas (UFs) exportadoras. Notavelmente, no Sul, o Rio Grande do Sul teve um recuo de 1,97% no volume embarcado, mas uma receita com menos da metade desse valor (0,79%), resultado de uma valorização de 1,20% no preço médio.

Diferentemente do estado gaúcho, outros 10 estados experimentaram, em média anual, um aumento no preço em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta valorização é um reflexo da qualidade do produto e/ou da exportação de itens com maior valor agregado. Esses estados são, em ordem alfabética: Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima, além do Rio Grande do Sul.

Um exemplo notável é o estado de Pernambuco, que, ao longo de 10 meses, exportou um volume 26,62% maior em comparação com o mesmo período de 2022, alcançando uma receita 242% superior, impulsionada por um aumento de 170% no preço médio. Este destaque evidencia não apenas a expansão, mas também a valorização do setor de exportação de carne de frango em 2023.

Fonte: Site - Portal do Agronegócio

63117bb29bc04.png
63117bb29bc04.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

BOLETIM INFORMATIVO

CADASTRE SEU E-MAIL

Receba nosso boletim informativo diretamente no seu e-mail.

bottom of page